
-
Arquitetos: Fran Silvestre Arquitectos
- Área: 385 m²
- Ano: 2025
-
Fotografias :Fernando Guerra

É possível restaurar uma forma de vida? Pode-se fazer isso com a mesma delicadeza com que se recupera um objeto antigo?

Este projeto nasce da compreensão de intervir unicamente onde é necessário. Situado em Serrat de la Cadalt, o encargo consiste em atualizar uma casa rural que havia sido abandonada, adaptando-a às necessidades contemporâneas.

Através de uma tradição reinterpretada, mantém-se a volumetria e a tipologia original, transformando unicamente aquilo que é imprescindível. Foi respeitada a dimensão dos espaços existentes, fazendo coincidir cada um deles com uma parte do novo programa. Os novos habitantes deixaram para trás sua vida em Londres para começar uma nova etapa em Girona, entre árvores, calma e luz. Talvez este projeto seja também um bom exemplo de uma ideia que começou a tomar forma nos anos noventa: a possibilidade de trabalhar de qualquer lugar. A atividade profissional que desenvolviam em Londres continua intacta, mas agora é exercida em um ambiente natural excepcional.

No andar de acesso estão localizados a cozinha — que incorpora a altura tripla existente — e a sala voltada para as vistas da Serra de la Cadalt. No andar superior, encontram-se dois quartos, enquanto que no andar inferior reinterpretou-se o antigo espaço destinado aos animais como uma sala polivalente. O volume adjacente, que abrigava ferramentas e produtos agrícolas, foi reutilizado como garagem e, em seu andar superior, foi disposto um estúdio do qual o designer Terence Woodgate dirige seu trabalho.

O sistema construtivo tradicional das casas rurais de Girona, amplamente difundido na região do Empordà, caracteriza-se por muros autoportantes de alvenaria irregular de pedra calcária, unidos por uma argamassa de cal. As partes estruturais e de contorno das aberturas (cantos, vigas e laterais de portas e janelas) eram feitas com pedras bem cortadas, garantindo precisão e estabilidade à construção. No interior, era comum o revestimento com reboco de cal e areia, finalizado com uma camada de cal hidratada. Esse acabamento, além de facilitar a manutenção e a limpeza, contribuía de forma significativa para aumentar a luminosidade dos espaços interiores.



Na intervenção atual, após a reconstrução e reparação dos muros de pedra calcária, foi incorporada uma camada de isolamento térmico à base de cortiça, que garante um melhor desempenho energético. Para o interior, foi executada uma segunda pele que permite aumentar a luminosidade, melhorar as condições de manutenção e integrar de forma discreta todas as instalações necessárias para o uso contemporâneo da habitação. O piso, realizado também em pedra calcária, mantém a coerência material da intervenção.

O interior foi concebido como um espaço capturado entre a arquitetura e o design de produto. Nesse sentido, as tomadas elétricas estão niveladas com as superfícies internas das paredes, os elementos construtivos se tocam em um único ponto e cada decisão busca ser honesta com a época em que foi realizada a intervenção, gerando um diálogo preciso entre o existente e o contemporâneo.

A casa é completamente independente do ponto de vista energético e hídrico. Graças à instalação de painéis fotovoltaicos com baterias e a um sistema de cisternas projetadas especificamente, a edificação atinge um alto grau de autossuficiência. Uma das cisternas se transforma em piscina onde se pode refrescar. Os hectares de terreno que a cercam, alguns cultivados, produzem alimentos mais do que suficientes para cobrir as necessidades do casal britânico.

Diz-se, às vezes, que quando alguém inicia uma tarefa criativa, em seu ateliê estão presentes seus amigos e inimigos, sua família, todas as suas experiências e lembranças, seus medos e desejos. Mas, se se tem paciência e o tempo necessário, todos eles vão saindo, pouco a pouco, até que, com sorte, ao final, o próprio criador também desaparece.

Gostamos de pensar que este projeto se desenvolveu a partir dessa atitude: da naturalidade de recompor as peças deterioradas e adicionar unicamente aquelas que faltavam.




















